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Tutorial Helicópteros / Chopper Tutorial BFBC2

Esse tutorial é para BFBC2 porém também serve para BF3 Já que existem várias pessoas que nunca jogaram os jogos mais velhos como Battlefield 2, achei que seria bom uma parte no fórum dedicada aos helis, incluindo tácticas e macetes na hora de pilotar.

1- Começando pelo mais básico: Voar

Bem, já que nós temos servidores dedicados, essa é uma tarefa bem mais fácil no computador, pois você pode praticar em servidores vazios. Sair do chão todo mundo sabe fazer, o importante mesmo é aterrissar e saber onde você deve voar.

1.1-Caminhos

Isso tem um grande envolvimento com as tácticas que serão utilizadas. Dependendo do helicóptero, mapa e táctica utilizada, você usará caminhos diferentes e jeitos de manter o heli também.

Duas coisas importantes são as rotas de entrada e as rotas de fuga. Se você está entrando na batalha, é bom ter o elemento surpresa, principalmente em mapas que tem anti-aéreas. Por exemplo, no mapa ‘Oasis-Rush’ eu sempre uso as montanhas para entrar na batalha, pois elas oferecem proteção e um certo tipo de camuflagem por causa da altura e das árvores. A rota de saída é igualmente importante, pois se você esta fugindo, é por um bom motivo, e normalmente é pelos danos. Para evitar mais danos é bom procurar um bom tipo de cobertura, voar alto e fazer zig-zag, para desviar das balas(que normalmente é do que você estpa fugindo, principalmente as de um tanque) ou dos mísseis.

1.2-Aterrissar

É ai onde eu vejo as pessoas falharem miseravelmente. Tanto no local onde vão aterrisar quanto no terreno ou velocidade. Os melhores locais para aterrissar são longe da batalha, normalmente sendo o heliporto principal da sua base e, no caso do modo rush, a sua primeira base, pois dificilmente terão inimigos escondidos lá. Quanto ao terreno: locais planos e sem árvores ou caixas ao redor, nunca aterrisse perto de buracos, valas etc. E nem perto de árvores. Com as caixas é um problema um pouco diferente, pois em alguns heliportos existem algumas caixas de pedra(ex:Valparaiso). O macete que eu encontrei é nunca aterrisar com a cauda virada para as caixas, sempre tente deixa-lás a sua frente.

Bem, é o fim desta parte. As outras vão cobrir coisas como especializações, tácticas e os diferentes helicópteros(inclui UAV, mas eu vou deixar uma parte só para ele no guia). Sinta-se livre para pedir qualquer coisa específica.

2-Especializações

As especializações são um aspecto importante do jogo. Com elas você adquire vantagens. Com os helicópteros, só algumas chegam a ser realmente úteis, mas todas têm seu papel em algum veículo. Como sou principalmente piloto de helicóptero, sempre uso minha(s) especialização(ções) de helicóptero. Cabe a você escolher se quer sempre mudar para cada situação, lembrando que há mapas em que não há somente um tipo de veículo(UAV, tanque, helicóptero de ataque etc)

2.1-Armadura

A armadura nos helicópteros não é tao boa assim. Ela permite que você se mantenha vivo caso tenha sido atingido por um foguete, contanto que o choque não faça com que você bata na montanha mais próxima. Tem uma boa utilidade no Hind, pois ele não é tao rápido quanto os outros helicópteros, mas é melhor manter distância com ele(isso será cobrido com mais detalhes no guia específico para o Hind). Com o UAV, ele chega a ter um benefício melhor, pois ele é frágil. Mas assim que começar a levar tiros, voe para longe e tente conseguir reparos, pois será facil de vê-lo devido à fumaça.

2.2-Fumaça(flares)

Sinceramente, para mim esta é a melhor especialização do jogo. Se você quiser brincar com os outros no UAV, pode usar a fumaça para matá-los, mas você precisa ficar perto o suficiente para acertar. Em tanques, ajuda a tirar os flares e a tentar fazer uma saída rápida e eficiente. Já com os helicópteros, que é o que este guia trata, ele tem a única função de tirar os tracers, mas isso é algo grande, visto que o que realmente importa quando se está no helicóptero é sobrebiver, e não matar. Sempre que você ver a caixinha vermelha, é so apertar um butão e ele sai e vai ver vários newbies perguntando: “Por que meu tracer tá saindo?”

2.3-Optics

Não traz grandes benefícios, somente para o gunner.

2.4-Armas alternativas

Isto pode até ser útil, mas só se o seu atirador ou as pessoas do chão estiverem usando tracers. Você lança um foguete que vai automaticamente até o alvo(não sei se pessoas também contam). O foguete nem é tao poderoso assim. Se o atirador estiver usando, ele ganha um tracer dart. Seria bom se o atirador e o piloto estivessem usando essa spec. Para o UAV, dá uma metralhadora, que não é tão boa assim pois revela sua posição.

2.5-Ogivas melhores

A 2ª melhor especialização para o helicóptero. É extremamente recomendado que o atirador tenha isto, pois sua arma ficará mais forte, ajudando a acabar com a infantaria e outros helicópteros. Já o piloto pode escolher isto se quiser, pois ajudará a destruir os tanques e as anti-aéreas com maior facilidade. 2ª opção caso não queira os flares. Para o UAV, deixa o raio da explosão maior, sendo a melhor especialização para o UAV.

2.6-Recarregamento rápido

Não é lá uma grande especialização. Depende da sua preferência entre volume de fogo e poder.

2.7-Conclusão

Os flares estão em minha opinião em 1º lugar, pois tem usos mais diversificados e te ajudam a sobrebiver. Lembre-se, para um piloto, isso é o importante, pois em mapas como Oasis(Rush), depois de um certo ponto, o helicóptero não aparece mais. Além disso, uma morte também contribui para um K/D pior. Ex:20/1(20) —>20/2(10)—>20/3(6.6).

3-Os tipos de helicópteros

3.1-Helicópteros de ataque

O AH-64 Apache e o Mi-28 Havoc entram nesta categoria. São basicamente os helicóteros com maior potencial destrutivo e os mais difíceis de derrubar, já que são menores que os outros, resistentes a tiros de armas leves, é difícil de matar a tripulação e tanto piloto como co-piloto tem armas. Entretanto, para poder derrubar essas máquinas, em todo mapa em que se encontram existe uma anti-aérea. Quanto ao papel de cada um, o piloto é o essencial, pois ele deve fazer com que o atirador tenha uma boa posição de tiro, sempre observar a anti-aérea, desviar dos mísseis e acabar com os tracers. A melhor especialização para ele é o Smoke Upgrade. Mesmo que ele seja essencial, não quer dizer que é o único que deve ter boas habilidades, já que o atirador é quem irá matar a maioria das pessoas, principalmente os que tentarem derrubar o helicóptero e os que estão em posições estratégicas e que estão pertubando as forças no solo. Ele é quem irá destruir as anti-aéreas, já que o piloto corre muito risco ao tentar atacá-las, ja que poderá dar as costas para ela ao passar por cima, o que deixará o helicóptero desprotegido. Resumindo, o trabalho do piloto é manter o helicóptero no ar, usar os mísseis em veículos e ajudar o atirador. O co-piloto deve acabar com qualquer oposição, dando atenção especial aos mais perigosos para o helicóptero e SEMPRE ficar olhando para a anti-aérea. Algo que ajuda o piloto bastante é aprender a fazer padrões mais ou menos circulares e outra que ajuda o atirador é saber guiar seus tiros, já que existe o momento linear do helicóptero e o possível movimento circular. Para mim, o Apache é o melhor por parecer mais leve, mas quem for bom em um, será também no outro

3.2-Transporte

Normalmente, muitos colocam o Hind nesta categoria, mas esse helicóptero tem suas próprias características, então entrará em outra categoria. O único que realmente pode ser colocado aqui seria o UH-60 Black Hawk, dos E.U.A. Por ser o único da categoria, considere que esta parte é só para ele.
Apesar de ser relativamente rápido, tão rápido quanto os de ataque, ele é muito grande, sendo um alvo fácil. Para isso, é necessário que o piloto seja habilidoso em pelo menos uma das manobras que permitem o(s) atirador(es) matar com maior facilidade. Uma delas e que a rigor só funciona quando se tem um atirador, é a manobra circular. Ela ganha potencial de sobrebivência  o helicóptero está em altitude elevada, rápido e longe, mas a custo de maiores dificuldades para o atirador. Outra manobra seria a de “tiro duplo”, onde o helicótero fica virado para os alvos e os atiradores miram naquela direção. Essa manobra permite que o poder de fogo seja dobrado, a custo de potencial de sobrebivência, já que apenas alguns movimentos são possíveis para desviar de mísseis, além de permitir que a infantaria adversária atire no piloto. Os movimentos evasivos que mais servem para as duas manobras é de semper ficar alterando a altitude e ficar se afastando e se aproximando da zona de combate, já que o padrão de voo se altera e isso confunde os inimigos.
Como sempre, é bom para o piloto usar a Smoke Upgrade, enquanto os atiradores deveriam usar a Warhead Upgrade, como sempre. Infelizmente, esse é o helicóptero que mata com maior dificuldade, já que a necessidade obriga o piloto a voar rápido e isso dificulta os tiros do(s) atirador(es), que devem guiar o seus tiros.
Devido a sua grande capacidade de transporte e  velocidade, é ótimo usar o Black Hawk para infiltrar um time na base adversária. Outra táctica um pouco mais “só estou fazendo sacanagem”, é aterrisar o helicótero em um lugar que permita atirar na base adversária, principalmente em Rush. Isso fará com que praticamente todos os seus tiros acertem os alvos e que eles morram em mais ou menos uma rajada. Entretanto, você fica vulnerável a mísseis, recons e potenciais ladrões de helicóptero. É uma máquina que, nas mãos certas, permite a vitória rápida de um time.

3.3-Híbridos

Nesta categoria vão entrar o Hind e o Huey. Entram nela devido a características especias que são próprias de cada um deles. Entretanto, cada um terá seu próprio tópico já que pertencem, tecnicamente, a jogos diferentes e são bem diferentes entre si.

3.3.1-Mi-24 Hind

Para mim, o helicóptero mais difícil de pilotar, mas um dos mais letais, se o atirador usar a Weapon Upgrade. As técnicas para aproveitar essa letalidade variam e cada uma tem sua vantagem e desvantagem. Uma delas consiste em fazer o movimento circular, de duas maneiras possíveis. A primeira consiste em se movimentar de uma maneira em que o cockpit fica voltado para os alvos. Isso permite que o atirador tenha as melhores chances de tiro possíveis, a custa da capacidade do piloto em manobrar com eficiência, mas que pode ser contornada se afastando e se aproximando continuamente. A outra seria tentar imitar as posições de tiro do Black Hawk, ganhando movimentação, mas dificultando os tiros do atirador, que terá uma dificuldade em acertar e escolher os alvos.
Outra técnica seria uma que aproveita o perfil ‘esbelto’ do helicóptero se olhado de um certo ângulo e seria se afastar da área de batalha e aproveitar o zoom do atirador que já está embutido no helicóptero. A desvantagem é que muitos tiros não irão acertar.
Até agora pareceu que ele é só uma versão piorada dos helicópteros de ataque, mas, assim como o Black Hawk, ele tem uma capacidade de transporte, que é excelente como um ponto de spawn móvel, principalmente no modo Rush.
Como sempre, o atirador deve dar preferência a estes alvos, em ordem de importância: anti-aérea, engenheiros com AT4 e engenheiros normais. Não tente destruir os tanques se existir infantaria por perto, pois os tiros são muito fracos para destrui-los.

3.3.1-UH-1 Huey

Para iniciantes, um dos melhores helicópteros. Isso se deve ao fato de que os controles dele se parecem muito com os controles das versões para console, muito mais fáceis de pilotar(quando se vira com  o mouse, o helicóptero faz uma curva mais fraca). Mas fácil de piliotar não quer dizer que eles são os reis do céu: demora para consertar, armas da infantaria podem danificá-lo e, o pior de tudo, suas hélices são consideradas ‘áreas de acerto’. O que isso quer dizer? Quer dizer que fica muito mais fácil acertar ele, mesmo quando  ele está bem rápido(quando se vai para frente, o movimento das hélices quase fazem uma circunferência para um observador distante)…até mesmo para os tanques, como muitos jogadores do Vietnã podem ver ou até fazer(=P).
Como contornar essas desvantagens? Depende. O que você pode fazer com a infantaria é basicamente estuprar ela. Com os tanques, torça para que só tenha um na área. Você vai ter que fazer aquela manobra circular e ficar bem alto, o que não é TÃO difícil como parece, já que os controles são facilitados. Mas se tiver outro tanque, um pouco mais longe, ele vai te acertar com 99% de chance. Com o longo tempo de reparo associado ao ‘metal de papelão’: várias áreas são inacessíveis às tropas de solo e também não podem ser atingidas, como a extensa planície perto da base NVA em Operation Hastings. Se você estiver danificado, vá até ela e aterrise, mas não saia do helicóptero, pois você entrará na zona proibida. Mude para as posições 4 ou 5.
Os atiradores aqui são mais perigosos do que os do Black Hawk. Vastas planícies fazem com que você possa atirar em alvos que estão a quilômetros de distância e as LMGs têm maior poder de fogo. Pilotos mais eficientes, devido ao fato de que vários veteranos tem a expansão e de que os controles são facilitados, estão ai para te ajudar. Atire na infataria que está tentando te derrubar, pois agora ela é mais perigosa do que nunca, já que elas te matam enquanto você ainda está no helicóptero com maior frequência, já que a proteção e pouca e várias pessoas atiram no helicóptero.
No modo Rush, devido a um lado ter o helicóptero e outro não ter um tanque, esse helicóptero é a máquina mais forte do jogo. Aproveite a capacidade de transporte para enviar tropas para a base do adversário.
Lembrete para os estressados: se os tanques estiverem te derrubando, não busque vingança no helicóptero, porque eles vão continuar te derrubando e você vai ficar ainda mais nervoso. Ao invés disso, entre em um tanque e combata fogo com fogo. Talvez você até derrube outros Hueys para sentir um gosto de retribuição.

PS: Use a Warhead Upgrade ou a Armor Upgrade. Não tem sentido usar a Alternate Weapons ou a Smoke  

3.3-UAV

Apesar de raramente fazer uma grande diferença na partida, já que muitos não sabem usar ele, existem algumas utilidades táticas.

A primeira seria deixar o adversário nervoso. Quando você mata uma pessoa, ela normalmente quer vingança, mas isso tem uma desvatangem e é que você precisa sempre mudar de posição, já que o inimigo vai tentar derrubar o UAV.

A segunda seria derrubar os prédios das M-COMs, principalmente em mapas em que elas estão em prédios, mas eu não aconselharia destruir as M-COMs que estão em casas já que elas servem como distração, divindo o adversário. Se ainda quiser usar esta tática, comece o mais cedo que puder.

A terceira e última é apoio ao time de maneira mais direta, ao ‘spotar’ os inimigos. Esta tática é muito bem utilizada quando está em conjunto com a Optics Spec.

Para manter o UAV no ar por mais tempo, tente usar o terreno para se esconder, mas não fique no nível do solo, já que o helicóptero faz um barulho característico. Montanhas são excelentes, mas cuidado para não bater. Sempre fique na maior altitude possível. Lembre-se que é possivel repará-lo.

As especializações disponíveis permitem uma variedade de táticas. Algumas estão apresentas a seguir. Sinta-se livre para usar qualquer combinação desejável.

Improved Warhead– Ela aumenta o raio de explosão do míssil e aumenta o dano dele também. É otimo para destruir os tanques adversários em mapas como Heavy Metal e Harvest Day.

Alternate Weapon
-Garante uma metralhadora para o UAV. Útil para usar em infantaria, mas de duas, uma. Ou você se aproxima para ter melhor pontaria e se arrisca, ou você fica longe e erra mais tiros

Smoke– Como sempre, é uma das mais subestimadas. Ela é ótima para dar cobertura para o time para que ele possa avançar. Também é boa para fazer com que inimigos campers se movam ou para até matar eles com o impacto da cápsula de fumaça

4-Seus inimigos

4.1-AT4

Sinceramente, é o mais perigoso e concorrente para o mais chato. Pessoas com um level mais alto e bem chatas(tipo o Vitality) o usam contra helicópteros. Existem duas maneiras para combatê-los.

A primeira seria aumentar a velocidade do helicóptero, assim como tornar seus movimentos mais aleatórios. Infelizmente, vários atiradores de AT4 vão eventualmente te derrubar e isso torna a vida mais difícil para seu atirador.

A segunda, e que poucos sabem, é mudar o sentido do voo(horário VS. anti-horário). Devido ao fato de que a maioria das pessoas são destras, é comum que elas se orientem no sentido anti-horário(ou ir ‘para a direita’) durante o voo, já que é mais cômodo. A sacada da questão é que os atiradores de AT4, inconscientemente, estão treinados para atirar em pessoas que voam assim. Quando existir um desses caras que está te derrubando, mude o sentido para o menos comum, o dos canhotos, que é o horário(‘para a esquerda’). Você vai sentir um desconforto ao fazer isso, mas se fizer direito, vai ficar mais tempo no ar. Infelizmente, é mais difícil, para você, matar os outros também, mas com o passar do tempo, saberá contornar a situação.

Créditos ao Daner que me ajudou a testar essa tática no mapa Port Valdez contra um membro do [RETORNO]. Eu já tinha percebido que quando eu mudava o sentido do giro no Black Hawk eu ficava mais tempo no ar, mas achava que era só porque devido a minha inexperiência em voar para o outro lado. Quando eu joguei com o Daner, percebi que mesmo voando pior, não fomos mais derrubados.

Fonte: brs-clan Creditos: MidnightRider00   

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Categorias:Dicas/ Guias, Tutoriais
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